Vestido de Noiva | Comprar ou fazer sob medida?

Hello Noivas de Evasê!!!

Ser noiva é padecer num mar de dúvidas e escolhas, dentre as maiores incertezas da noiva, a escolha do vestido ideal é algo que tira o sono e a paz. Pode até parecer uma grande bobagem, afinal é somente um vestido. Porém, toda mulher quer, pode e deve se sentir linda no dia do casamento e o que será usado nesse dia e ficará eternizado em fotos (todos querem casar para sempre, não é mesmo?), tem sim uma inegável importância. O vestido de noiva além de ficar lindo em você e para você (nesse post você encontra dicas sobre a silhueta e o vestido ideal, deve também refletir o seu estilo e quem você é. Nesse processo sempre fica a dúvida: comprar pronto ou fazer sob medida??? Vamos conversar sobre isso!!!

No post sobre check list para o casamento (o check list está disponível para baixar), o prazo ideal para começar a procurar o vestido de noiva e decidir se será comprado, alugado ou sob medida, é a partir do 8º mês que antecede o casamento. Essa é uma orientação geral, pois cada casal e noiva tem um ritmo e cronograma e há noivos que organizam todo o casamento em apenas 8 meses ou menos. Mas se você puder se organizar e definir o seu vestido a partir dessa data, dará tudo certo… aliás sempre dá. Santo de noiva tem força!!!

E quais são os critérios para decidir se você irá alugar, comprar ou fazer o vestido? Bem, isso é extremamente subjetivo e depende do seu orçamento, sonho e estilo. É importante que você considere todos esses fatores na sua equação. Primeiro pense racionalmente, depois parta para a emoção e essa é a melhor parte.

Definindo o estilo

No meu caso o primeiro passo foi definir o estilo. Eu sabia exatamente o que queria e cheguei na minha decisão certeira a partir de duas pastinhas: o que não queria de jeito nenhum e o que combinava comigo. Pode parecer besteira, mas definir o que não é o seu estilo e o que não combina com você, exclui vários modelos dentre as centenas de opções que existem por ai e, sabendo o que não quer, você terá menos dúvidas e pode ter certeza: serão muitas dúvidas.

O vestido de noiva que eu queria era inspirado no vestido de Ivanka Trump (falei sobre isso nesse post) e decidido o modelo e o orçamento, a minha primeira opção seria um primeiro aluguel. E com meu vestido em mente saí procurando nas lojas. Na época, em fevereiro de 2012, fiquei bastante frustrada porque não me senti bem atendida em nenhuma loja em Natal/RN (estou até hoje esperando uma ligação telefônica de um modelo que simpatizei), e nem fiquei feliz com as poucas opções disponíveis. Era sempre o mesmo modelo e parecia que não existiam noivas de outros estilos, além daquelas que usavam tomara que caia sereia, que era a grande onda na época. E o meu vestido não era assim algo difícil, não na minha cabeça, e na prática, não era mesmo. Confira a inspiração:

Revendo os planos. Redefinindo o orçamento

E aí aconteceu comigo, algo que pode acontecer com você. Percebi que não iria rolar comprar algo pronto ou fazer o primeiro aluguel. Precisei rever os planos e redefinir o orçamento. Em 2012 não podia viajar em razão das férias do trabalho, que optei para depois do casamento, e uma pós graduação que fazia aos finais de semana. Então, ficar em Natal/RN reduziu minha opções de compra e aluguel, pois em Recife ou São Paulo, por exemplo, teria mais opções de lojas de noiva. Planos refeitos, aumentei o orçamento e decidi fazê-lo sob medida. Nesse ponto ficar em Natal/RN, mais uma vez, reduziu minhas opções de escolha (naquela época em 2012!!!) e acredito que poderia ter feito o meu vestido com um valor melhor em outras cidades e com outros estilistas.

Vestido de noiva sob medida

O meu vestido de noiva foi a realização de tudo que queria: mangas curtas, pois longas não combinavam comigo; cintura marcada com cinto; saia ampla; colo coberto, tudo isso estava salvo na minha pastinha de desejo sobre o que gostava num vestido e tudo nele foi pensado e desejado para refletir exatamente como sou e meu estilo: sou romântica e mais para clássica. Não faria nada diferente. Ainda hoje vejo meu vestido e ele é atual, embora goste muito de moda, queria algo atemporal e que me lembrasse sempre que estava linda, bem vestida do meu jeito, embora magra demais!!! Sou muito realizada com meu vestido e passaria por todo o processo de sonho novamente!!!

Minha dica

Defina o seu estilo, estabeleça um orçamento, sai para conferir suas opções, prove muitos vestidos, se veja como noiva. Saiba que o momento que você encontra o vestido certo é como encontrar o seu par perfeito. Algumas luzinhas se acendem e você impressionantemente sabe que aquele é “O” vestido. Se algo lhe diz que você ainda não encontrou o vestido ideal é hora de pensar em fazer sob medida. Escolha bem o estilista que você goste do trabalho e tenha afinidade e seja feliz nas muitas provas até ver o seu vestido pronto, fazer a última prova e sentir todas as luzinhas se acenderem a as borboletas na barriga.

Outra dica importante. Escolhido o modelo e se será comprado, alugado ou sob medida, pare de pesquisar e parta para definir outro ponto do seu check list. Você já passou por todo o processo de indecisão, ansiedade e escolha. Agora que já está definido é seguir em frente rumo ao altar!!!

Espero tê-las ajudado mais uma vez na escolha desse vestido tão sonhado e que seja tão realizada quanto fui com meu vestido de noiva!!! Bjo!!!

Fotografia: Alex Costa

Deixe seu comentário