A noivinha tá procurando referência para a decor do casamento e tá sonhando com um casório vintage, super romântico, com tons claros, mas em suas pesquisas se deparou com os termos shabby chic e vintage e agora não sabe o que fazer.
Acredito que você já deve ter ouvido falar por aí em casamento ou decoração Shabby Chic e com certeza já ouviu (inclusive viu muito aqui no Noiva de Evasê) casamento com decoração Vintage.
E aí que cismou em fazer o seu casamento vintage, mas nem percebe que adora um estilo shabby chic e na verdade não sabe ou não percebeu a diferença entre um e outro.
O Shabby Chic ao pé da letra significa chique gasto ou chique desgastado. É um estilo de decor extremamente romântica, caracterizada pela predominância de tons pastel, estampas florais e móveis com aspecto de antiguidade, mas com aparência gasta ou bastante envelhecida. O que caracteriza bastante o shabby chic é o mobiliário em pátina.
Antes de falar sobre a diferença para o estilo vintage veja algumas imagens que ilustram bem o shabby chic.
Observou a pátina presente em boa parte dos móveis?! Observou as cores e o aspecto sempre antigo de candelabros, porcelanas e lustres?!
E talvez você esteja pensando: – mas isso é vintage!!!
E eu vou te dizer: o shabby chic é vintage, mas nem tudo que é vintage terá o estilo shabby chic.
A palavra vintage vem do inglês e está associada a tudo que é antigo, mas mistura vários estilos. O vintage tem cara de casa da vovó e pode ter a presença de crochê, patchwork, antiguidades.
O Wikipédia me deu uma forcinha e trago definição:
Vintage é um estilo de vida e moda retrógrada, uma recuperação de estilos das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960.
A palavra vintage no século XVIII passou a significar “ano em que foi feito um vinho”. Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época.
Porém, não confundir com o retrô:
O Vintage é algo bem mais antigo do que o retrô, é algo velho mesmo, da primeira metade do século XX, mais precisamente da década de 1940, período da Segunda Guerra Mundial.
E para esclarecer melhor, algumas fotos para ilustrar.
Elementos decorativos que caracterizam bem o vintage são: máquina de costura; máquina de escrever; livros antigos; renda; porcelana, prata, tudo que tenha a cara bem antiguinha, mas se tiver a aparência de velho e desgastado, tipo pátina e em tons pastel, será shabby chic.
Quer se inspirar num casamento super vintage?! Clica aqui para rever o casório vintage da Janaína e Bruno.
E não esqueça que o shabby chic é vintage, mas nem tudo que é vintage será shabby chic.
3 comentários