Como escolher o bolo de casamento

Quem disse que escolher o bolo de casamento é tarefa fácil?! Nada é descomplicado na preparação do casamento, mas o Noiva de Evasê está aqui para ajudá-las.

O bolo de casamento é algo lindo, um momento esperado por muitos e objeto de muitos flashes e expectativa pela beleza e imponência, portanto dever combinar com toda a proposta do seu casamento.

Se o estilo da festa for rústico, o bolo de casamento deve seguir a mesma proposta. Se for uma celebração clássica, o bolo deve seguir essa linha, se a festa é moderna e despojada, o bolo também deve ornar com tudo.

Mas lembre-se que, o bolo de casamento como tudo envolvido nessa festa, tem um valor e deve estar dentro do seu orçamento.

Você talvez tenham sonhado com um bolo de 8 andares e milhares de rosas comestíveis (ou verdadeiras), um trabalho que lembre bordado, pérolas, renda, laços, cascatas de flores etc. Ok?! Se sonhou, lembre-se que isso terá um custo e, em geral, bolos de casamento assim são os mais caros.

O fatores que, geralmente, compõe o custo de um bolo de casamento são:

  • Quantidade de fatias;
  • Tamanho do bolo (andares);
  • Decoração;
  • Massa;
  • Recheio.

Existem algumas regras para calcular a quantidade do bolo de casamento de acordo com a quantidade de convidados. Achei todas um pouquinho complicadas. A mais fácil pra mim e mais usada pelas boleiras é a fórmula: quantidade de convidados/2 = quantidade de fatias.

Exemplo: sua festa terá 300 convidados, o bolo de casamento terá 150 fatias. Se 500 convidados = 250 fatias. Se 200 = 100 fatias.

bolodecasamento (1) bolodecasamento (2)

O bolo de casamento tem os bolos sobrepostos formando os andares. Nem todos são verdadeiros. Num bolo de 5 andares, por exemplo, dois de fato são bolos e os outros andares são as bases ou maquetes, que são bolos de mentirinha para dar o tamanho desejado.

Normalmente 1 desse bolos é o fatiado na festa e o bolo que fica no topo é reservado aos noivos para levar pra casa e seguir a tradição de congelar e comer no primeiro aniversário de casamento!

Quanto mais andares, maior o bolo, maior a quantidade de fatias e portanto mais caro.

A decoração também é um item que torna o bolo mais caro. Não se engane com as cascatas de flores verdadeiras ou com camadas de flores intercalando com os andares do bolo. Dependendo do tipo de flor escolhida e da quantidade, isso poderá encarecer bastante o bolo.

As flores de açúcar e demais detalhes do bolo, também podem torná-lo mais caro, pois esse é um trabalho artesanal.

Mas não se assuste, você pode escolher o bolo de casamento que sempre sonhou, mas para fazê-lo caber no orçamento do casório pode fazer alguns ajustes e adaptações e as boleiras são flexíveis nesse sentido.

bolodecasamento (3) bolodecasamento (4) bolodecasamento (5)

Tão importante ou mais que tudo isso, é a gostosura do bolo escolhido. Há uma série enorme de tipos de massa e recheio.

Massa de ameixa (mais ameixa do que goiaba); bossa nova (mais goiaba do que ameixa); massa branca com laranja; branca com leite; chocolate etc. E os tipos de recheio: brigadeiro branco; brigadeiro preto; ganache; côco; castanha; nozes, ameixa com leite condensado; amêndoas; sonho de valsa; damasco etc.

Alguns tipos de massa ou recheio podem também ter um custo diferenciado. Vai caber a você a difícil missão de provar váaarios bolos e escolher o que mais agrada ao seu paladar.

Visitei 3 fornecedores, provei váaarios tipos de bolo e, quando cheguei ao que achei mais delicioso, selecionei 3 tipos e levei para o noivo provar. Ele foi certeiro e escolheu o que mais gostei!!! Não tivemos dúvidas!!!

Eu jurava que meu bolo seria com massa de chocolate e recheio de brigadeiro, mas no final das contas o escolhido foi um bolo com massa de ameixa e recheio de ameixa com leite condensado.

bolodecasamento (6) bolodecasamento (7) bolodecasamento (8) bolodecasamento (9) bolodecasamento (10) bolodecasamento (11) bolodecasamento (13) bolodecasamento (14) bolodecasamento (15)

Escolhi o bolo de casamento faltando 4 meses para o casório. Deu super certo!!! Porém, se seu fornecedor for muito disputado, talvez 6 meses seja o ideal, porque eles não costumam pegar muitos bolos para o mesmo dia.

Deixe seu comentário

3 comentários

  1. Oi Lyannaaaaaaaaaaaaaaaa, finalmente o post do bolos saiu né?? AMEI!!!
    Só faltou uma fotinha do seu bolo (sim, eu sei que tem no post do seu casamento, mas sempre é bom rever).
    Parabéns!!!!!

    1. Mas sabe que cogitei bastante colocar uma foto do meu bolo de casamento?! Pensei bastante. Aí parei e refleti: gente, as noivinhas devem estar de saco cheio do meu casamento, vou colocar não, hahahhahaha 😉