CASANDO DIREITO | Direito do Consumidor para Noivos

Hello Noivas de Evasê e Casais!!!

Casar é lindo e a festa do casamento é repleta de detalhes e inúmeros contratos. Muitos noivos ficam perdidos com tantas opções de profissionais, serviços e escolhas a serem feitas que dizem respeito apenas ao estilo da festa. Mas outros casais ficam inseguros também com tantas alternativas de pacotes oferecidas pelos profissionais, como conferir a seriedade de um fornecedor ou como lidar com os contratos.

CASANDO DIREITO

A categoria CASANDO DIREITO tem como objetivo auxiliar os noivos nesse percurso da escolha dos profissionais para o seu casamento. Dicas gerais que vão além das informações usuais de identificação e afinidade com cada fornecedor, porém dicas para apurar se os fornecedores tem agido corretamente com os noivos na execução dos contratos. Lembrando que o mercado selecionada muito bem e separa o joio do trigo. Porém, se você se sente insegura com algum profissional, como dito no primeiro post dessa série, antes da contratação comece pesquisando a situação dos fornecedores em sites como:

  • PROCON de cada Estado;
  • Sites da Junta Comercial dos Estados;
  • Receita Federal Federal;
  • Sites das Justiças Estaduais de cada Estado.

O post de hoje tem dicas gerais para os noivos verificarem os serviços de: dia da noiva; transporte e foto e vídeo.

DIREITO Do CONSUMIDOR PARA NOIVOS.

DIA DA NOIVA

5761b5b112758$!x900

O dia da noiva é uma delícia e é um serviço oferecido por centros de estéticas ou por salões de beleza. Essas empresas oferecem diversos pacotes ou formatos para o dia da noiva, desde o básico penteado, maquiagem, manicure e pedicure, até os serviços mais completos em que a noiva passa o dia realizando a preparação para o grande dia com serviços de estética, além da produção específica da noiva. Por isso, antes de fechar a contratação do dia da noiva, faça uma pesquisa avaliando preço, serviços oferecidos e qualidade e confiram ainda se o fornecedor oferece testes de penteados e maquiagem com antecedência e qual o prazo para fazê-lo.

Converse com outras noivas que tenham realizado o mesmo contrato e pergunte a opinião sobre os serviços. Tudo o que for acertado verbalmente deverá estar registrado em contrato: cabelo, unhas maquiagem, depilação, massagem; dia e hora de chegada e saída; se a noiva se vestirá e sairá direto desse local para a cerimônia; valor e condições de pagamento etc. Hoje em dia o dia da noiva é também uma grande farra entre a noiva, mães dos noivos e madrinhas, portanto verifique se a empresa oferece para a noiva e madrinhas os mesmos serviços e quais são eles.

Se você pretende se arrumar em casa ou num hotel, ou seja, um lugar diverso do salão ou centro de estética que realiza o dia da noiva, confira quais são as condições de deslocamento da equipe contratada, valores, horário e deixe tudo consignado no contrato.

TRANSPORTE

5761ba42e1660$!x900

Muitos casais alugam um veículo para transportar a noiva até a cerimônia e depois transportar os noivos da cerimônia até a festa e ainda da festa até o hotel de núpcias. Como sempre verifique com o fornecedor a ser contratado quais são os pacotes e valores de cada serviço e é preciso definir o modelo do carro, cor, motorista e alguma outra condição especial que achar pertinente. Precisa ser definido também o local onde buscar a noiva, trajeto e se vai aguardar para levá-la para outro lugar; período de locação e, se esse tempo for ultrapassado, quanto será cobrado pelo excedente. No contrato deve ficar estabelecido o valor e condições de pagamento e tudo deve ser registrado em contrato e assinado por ambas as partes. Não esqueça também de pedir referências do motorista e verificar a documentação do motorista e do veículo.

FOTO E VÍDEO

5761b6af6a755$!x900

Esse é um serviço super importante. Não só pela realização em si dos serviços, mas a entrega do álbum e do vídeo. Portanto, o casal deve verificar e definir com clareza e por escrito vários detalhes importantes:

• se o álbum está incluso, qual o número de páginas, quantidade de imagens (fotos); a descrição do material, inclusive capa ;
• se a caixa que guardo o álbum está inclusa e qual o modelo e material;
• quantidade de profissionais que irão cobrir a cerimônia e a festa e outros ambientes usados pelos noivos;
• se existe um número mínimo de fotos, caso as outras não agradem;
• se existe número máximo de fotos no pacote e quanto custa cada foto individual a mais;
• qual o tempo de filmagem;
• prazo para a escolha das fotos;
• critérios para cancelamento do contrato e a fixação de multa por rescisão por qualquer das partes;
• valor e formas de pagamento e data de entrega do material.

Não esqueça também de conversar com outras noivas que tenham contratado os mesmos serviços e pergunte também como foi o procedimento após a realização do casamento, ou seja, se o álbum ou o material da filmagem foram entregues no prazo e conforme estabelecido no contrato. Não esqueça que nesse caso os noivos também tem prazo para escolher as imagens ou aprovar a filmagem. Não esqueça que se vocês vão exigir, também devem cumprir a sua parte na obrigação.

Sites para auxiliar os noivos:

Procon Natal; Junta Comercial do RN; Receita Federal; Poder Judiciário do RN.

Fotografia: Dana Fernandez Photography

assinatura

Deixe seu comentário