Atacama | Dicas de Viagem | Passeios imperdíveis

Chegamos ao último post sobre nossa viagem a dois, realizada em maio de 2018, ao Deserto do Atacama, no norte do Chile.

No post de hoje vamos falar sobre a parte mais especial: os passeios imperdíveis no Deserto do Atacama e fizemos praticamente todos com a Ayllu Atacama.

Na série de posts sobre o Atacama, o primeiro foi sobre a organização da viagem: quando ir, como ir e onde ficar. O segundo com dicas de quantos dias ficar; o que levar na mala; moeda local e com quem ir.

Considero que todos os preparativos da viagem já fazem parte de curtir o momento que está por vir, mas o instante em que tudo se torna real e você pode ver e viver uma viagem incrível, surpreendente e inesquecível, não tem preço. Aliás, tem sim, por isso que é preciso escolher bem para saber valer o seu investimento, sobretudo num lugar como o Atacama; que, a meu ver, é um enorme risco fazer por contra própria ou com pessoas que não estão preparadas, por isso indico a Ayllu Atacama, pela qualidade e segurança dos passeios; pela riqueza de informações passadas e ainda pela hospitalidade e comida sempre maravilhosa. Vamos ao que interessa: aos passeios.

Valle de La Luna

O Vale de la Muerte e o Vale de la Luna foram os meus primeiros passeios que fizemos no Atacama e o ideal para ir se aclimatando com a altitude. Localizado a 13 km de San Pedro de Atacama, faz parte da Cordilheira do Sal. Uma paisagem lunar, surreal e linda. Nem parece que é nesse planeta de tão diferente.

Os passeios tem horários definidos de acordo com as estações do ano, mas saímos às 15:00 a partir da agência. Leve uma jaqueta e roupas confortáveis, pois o passeio começa em torno de 30ºC e finaliza em torno de 5°C e 8°C. Em alguns passeios será necessária pagar a taxa de entrada no local, independentemente do valor que você pagou ao passeio realizado pela agência.

Ao final a Ayllu Atacama serve um lanche e coquetel com uma vista incrível para o pôr do sol.

 

Salar de Tara

O Salar de Tara está localizado na Cordilheira dos Andes e é uma das visões mais incríveis e inesperadas dessa viagem. Fica situado sobre uma gigante caldeira que divide Chile, Bolívia e Argentina, que se formou depois da erupção do Vulcão Vilama, só indo para entender o que isso significa. Essa erupção deu origem a fauna e flora que só existem nesse salar e é inexplicável, precisa ser visto. Há ainda formações rochosas de 30 a 40 metros de altura que foram moldadas pela ação do vento e do gelo formando silhuetas de monges, chamados Monges de Pacana e a Pedra do Índio.

O passeio é de um dia inteiro e tem paradas para observar o Vulcão Licancabure Catedrais de Tara. A agência pega no seu hotel por volta das 8:00h e o passeio encerra aproximadamente às 16h30. Se você optar por sair da agência, o café da manhã está incluso e é servido no restaurante  da Ayllu antes da saída do tour e almoço pela agência é no Salar de Tara, com uma vista maravilhosa.

Dependendo da época do ano, da estação e quantidade de neve, pode ficar fechado um período.

Geyser el Tatio

Outro passeio imperdível, inigualável e com maior altitude. O Geyser el Tatio é o maior grupo de geyser do hemisfério Sul e o terceiro maior do mundo. Está localizado na Cordilheira dos Andes ao norte de San Pedro de Atacama. E a água ferve a uma temperatura de 86 graus – ponto de ebulição, devido a grande altitude.

A agência passa no hotel e foi o passeio com saída mais cedo e um dos mais congelantes. Também é um passeio que dependendo da época do ano, da estação e quantidade de neve, pode ficar fechado um período.

 

As paradas são no Campo Geotérmico, Piscina termal, Vista de Vizcachas e o Povoado de Machuca e está incluso o café da manhã tipo buffet.

Termas de Puritama

É como um spa relaxante no meio de tantos passeios puxados e com esforço físico. O passeio para as Termas de Puritama é sensacional!! Relaxante e perfeito para um contato com a natureza e para descansar e curtir no meio dessa jornada que é o Atacama. Super recomendo!

A saída do passeio foi a partir da agência e as Termas de Puritama tem 8 piscinas termais, nas quais você pode mergulhar e curtir. A Ayllu oferece roupões para seu conforto, pois ao sair de uma piscina termal para outra, acredite: é frio.

Ao final do passeio a Ayllu serve um delicioso brunch com ceviche e vinho branco. Que saudade das refeições servidas pela Ayllu Atacama!!!

Lagunas Altiplânicas

Esse foi o passeio mais lindo e emocionante de todos. Posso passar horas falando e mostrando fotos, mas nada se compara a ver pessoalmente e viver um dia nas Lagunas Altiplânicas. Você vai visitar os imponentes vulcões Miscanti e Meniques, que são refletidos em lagoas de cor azul espelhadas e com o mesmo nome dos vulcões. As lagoas Miscanti e Miñiques estão acima dos 4.000 metros de altitude e localizadas na Cordilheira dos Andes, é um dos sete setores da Reserva Nacional dos Flamingos e é simplesmente indescritível a mudança de paisagem que você pode constatar.

O passeio passa pela a Laguna Tuyaito, local mágico em que tomamos café da manhã. Visitamos também o povoado de Socaire e o Trópico de Capricórnio. É um lugar impressionante e encantador.

A saída é bem cedo, por volta das 5h00 às 14h00 (no período que fizemos) e é servido o café da manhã tipo buffet e almoço no Restaurante Ayllu.

Tour Astronômico

Finalizamos nossa última noite com o tour astronômico com a agência Space.

Vou pedir um milhão de desculpas, mas não temos fotos boas desse passeio. Não tínhamos equipamento para fazer as fotos incríveis que se vê por aí com o céu estrelado do Atacama. E entre uma tentativa de foto e congelar a mão e viver o momento, preferimos guardar na memória. E do fundo do coração: nós vivemos a coisa mais mágica e linda. Sem fotos, observamos a via Láctea em cima das nossas cabeças. Indescritível!!! Mas não e só isso: vimos estrelas; planetas; aprendemos sobre o movimento do céu. Observamos tudo com telescópios gigantescos. Muito conhecimento em 2h de passeio.

Mas preparem-se é congelante, muuuuito frio mesmo. Caso você precise eles distribuem mantas. Mas vá preparado com casaco pesado, luvas, gorro e cachecol. Porém, todo frio será recompensado com um chocolate quente servido ao final.

O passeio é realizado em inglês e espanhol e o local de saída é próximo da agência que faz o passeio. É recomendado reservar com antecedência, pois é bem disputado.

Imagem Space OBS

Aiii, saudades dessa viagem ao Deserto do Atacama, tudo o que vimos, vivemos, sentimos na pele, todas as sensações e cores que nossos olhos jamais esquecerão. Recomendo muito essa viagem que é única.

Inspirem-se

Passeios: Ayllu Atacama e Space OBS

Deixe seu comentário