Tendências e o que continua em alta para casamentos em 2017

Hello Noivas de Evasê!!! Demorou bastante para sair esse post com as tendências de casamento para 2017, mas ainda está em tempo pois estamos na “primeira semana útil do ano”. No fundo não sou muito adepta do termo “tendência”, pois acho que os noivos devem sempre fazer o que os agrada e construir uma festa com a identidade deles e que fale ao coração e que simbolize a história de amor que os levou ao altar. Mas todas as noivas desejam saber o que está em alta e o que é tendência para casamento.

Tendências para casamento em 2017

Ano passado o post sobre as tendências para casamento em 2016 fez muito sucesso e muitas das apostas viraram febre como os letreiros luminosos, mesas comunitárias, buquês desconstruidos. A noiva começa a organizar o casamento com 1 ano e meio ou até 2 anos de antecedência e é natural que essas tendências ou modismos, perdurem por mais tempo do que somente 1 ano. O que vem forte para 2017 vem se apresentando desde o ano passado e é bem provável que dure até o próximo ano ou mais. Fato é que vocês devem salvar esse post nos favoritos e começar a pensar e criar um casamento único e cheio de identidade.

Casamento com decoração industrial

Os noivos estão apostando em festas mais despojadas e de certa forma meio desconstruídas e que fujam do lugar comum do tradicional romantismo que se espera de uma festa de casamento. A decoração industrial vem com força com peças em ferro, madeira, cobre, cimento, tijolos aparentes, luminárias com filamento, cadeiras de ferro, toneis. É o tipo de decoração que pode ser misturada com outros estilos como o rústico, decoração com folhagens e até o vintage.

Casamento botânico com folhagens

Para este ano a cor é o greenery, um tom de verde que se alinha totalmente ao cenário botânico e à tendência das folhagens que chegaram com força total. O casamento botânico e com folhagens não usa flores ou utiliza minimamente flores na composição dos arranjos e muitos desses arranjos que compõe a decoração do casamento são plantas em vasos.

Lembranças ecológicas

Se o seu casamento será repleto de folhagens e botânico, nada mais fofo como oferecer como lembrança desse dia mágico e inesquecível, algo que seus convidados possam cultivar como cultivamos o amor e as boas recordações. Lembranças ecológicas como plantas em vasinhos, e, nesse caso, as suculentas são ideais pois são muito fáceis de cuidar. Não precisa ser um expert em botânica para cuidar dessa plantinha tão linda.

Fotografia: Wanderley Adams
Fotografia: Rafael Tavares

Casamento rústico chique

O casamento rústico chique também pode ser chamado de rústico elegante ou rústico sofisticado, considere a mistura do rústico com detalhes sofisticados como lustres em cristal, candelabros, velas e outros materiais nobres. O casamento mais próximo a natureza e ao ar livre, algo que veio para ficar e caiu no gosto das noivas, tem a cada dia agradado mais aos casais de todos os estilos e as noivas mais clássicas que gostam da proposta com um pouco mais de luxo são adeptas dessa mistura e não há nenhum problema em agregar detalhes de um estilo e outro, para compor um casamento único e com a cara dos noivos.

Convites e papelaria em aquarela e lettering

Convites com tons aquarelas estão marcando presença desde o ano passado e continuam em alta, trazem delicadeza aos convites e tornam o clima do casamento ainda mais romântico e de certa forma faz uma composição completa com a tendência de casamentos botânicos e com folhagens. Outro detalhe que veio para ficar é a caligrafia e lettering, com letras muito charmosas e personalizadas, além das mais diversas e criativas ilustrações.

Elopement Wedding

O elopement wedding está chegando de mansinho e aos poucos está se incorporando aos estilos de casamento adotados pelos brasileiros. Fico imensamente feliz em ter sido um dos primeiros blogs de casamento a publicar um elopement wedding de fato que aconteceu real oficial. Relembre aqui.O elopement wedding é uma fuga para uma outra cidade para casar, ou seja, os noivos viajam para casar a dois, sem avisar nada a ninguém. É uma celebração a dois, um casamento apenas com os noivos, sem convidados e no máximo testemunhas e o celebrante. O assunto é novo e tem surgido assessorias especializadas em organizar o elopement wedding em destinos como Uruguay, Paris e outras cidades lindas e românticas.

Bolos criativos para casamento

O assunto bolo de casamento rende muitas novidades, pois os bolos estão com cara nova além do clássico branquinho

Dripped cake

Esse bolo você encontra por aí como dripping cake, dripped ou somente drip cake. Essa é uma tendência que vem fazendo sucesso em alguns países há um tempo e chegou ao Brasil. “Drip cake” numa tradução livre significa “bolo com gotas”. A característica é um bolo alto, colorido, com uma cobertura lisa cobrindo o bolo, um ganache escorrendo no topo e decoração com doces, como macarons, frutas ou flores na parte de cima. Fica lindo inclusive compondo uma mesa com trio de bolos.

Bolo com dourado

Uma tendência que já vem de alguns anos é o metalizado no casamento e o dourado foi parar nos bolos de casamento. Você pode usar sutilmente num detalhe do bolo ou em um dos andares do bolo e também harmoniza com a mesa de trio de bolos.

Bolo com aquarela

Essa é uma tendência muito charmosa que também vem dos casamentos gringos e está pegando no Brasil. Quando você estiver compondo o casamento pense em combinar, por exemplo, a aquarela do convite com o bolo. As cores e padrões da aquarela podem combinar com a identidade visual do casamento ou imitar estampas florais. Pode ter certeza que o bolo é delicado e fotogênico.

Continua em alta

Como disse no início do post, os noivos começam a organizar o casamento com uma certa antecedência e é natural que as tendências se estendam por mais tempo, não só por ser um modismo que cai no gosto dos noivos, mas por ser algo realmente bonito e uma boa ideia que acaba se incorporando a tradição dos casamentos. Mas o que de fato continua em evidência para os casamentos???

Mini Wedding

O mini wedding não é um modismo, é algo que veio para ficar e se antes os noivos tinham até uma certa dificuldade de explicar para familiares e amigos que o casamento é para poucas pessoas: 30; 40; 80 ou no máximo 100 convidados, hoje já é algo de conhecimento de todos e quando se fala em mini wedding já se sabe que será uma festa intimista. Mas lembre-se: é um casamento como outro qualquer e que requer organização. Confira esse post e inspire-se.

Destination Wedding

Viajar e casar essa é uma outra combinação que continua mais firme e forte do que nunca. O destination wedding pode ser para fora do país para alguma praia paradisíaca ou vinhedo nas montanhas, mas com um litoral maravilhoso como o nosso o destination wedding pode ser em Pipa; São Miguel do Gostoso; Praia dos Carneiros; Fernando de Noronha ou numa cidade de serra ou montanha. O destination wedding é um estilo lindo de celebrar o casamento e estender a festa por mais dias, pois geralmente os noivos marcam seus casamentos em períodos de feriados prolongados para os convidados se programarem melhor e assim rolam várias festinhas pré casamento. Se apenas 1 dia de festa não é suficiente, o destination wedding é perfeito para vocês.

Fotografia: Carlos Vieira

Mesas comunitárias

As mesas comunitárias são geralmente usadas nos mini weddings, tipo de festa intimista que todos os convidados se conhecem e ficam todos reunidos num mesão. Mas hoje as mesas comunitárias não são exclusivas dos mini weddings. Não importa o estilo, nem o tamanho da sua festa, a mesa comunitária está incorporada a decoração dos casamentos e complementa o layout da festa podendo deixar mais espaço para o dancing ou para lounges ou simplesmente para reunir as turmas e os convidados.

Fotografia: Danilo Siqueira

Luzinhas

As luzinhas nunca mais sairão de cartaz. Tem algo tão mais lindo do que várias luzinhas suspensas na decoração? Seja como cordões de luzes ou gambiarras, luzinhas suspensas, até com o estilo das lâmpadas com filamentos para a decoração industrial, não importa, se brilhou, pode investir na decoração para 2017 do seu casamento.

Fotografia: Case com Bliss

Backdrop com chalkboard

O chalkboard ou o velho quadro negro também é outra tendência que se estabeleceu em 2016 e continua em alta. Existem inclusive várias maneiras de usar o chalkboard no seu casamento, confira nesse post, mas usá-lo como backdrop do seu casamento e como um photo booth para fotos, é algo que deixa seu casamento com ainda mais identidade.

Fotografia: Kener Paulo

Letreiros luminosos

Lembro do primeiro post que fiz sobre letreiros luminosos quando era uma novidade absoluta e não havia sequer fornecedores no mercado que oferecessem o produto. Mas os fornecedores correram para ter essa novidade e desde 2015 que os letreiros luminosos estão aí para encher de amor e love os casamentos e iluminar os bares dos casamentos e as pistas de dança.

Fotografia: Case com Bliss

Tanta informação e novidades sobre bolo de casamento; convites; estilos; decoração, tantos detalhes que fiquei até tonta só em fazer esse post, imagine você que tem que escolher o que fará parte e será eternizado no seu casamento. Meu conselho? Foque no que importa: vocês!!! São milhões de informações e esse é o meu trabalho: informar e inspirar, mas você deve filtrar aquilo que faz sentido para você e seu amor. Tudo que fará parte do seu casamento deve estar ali porque fala ao seu coração e não somente por um modismo. O casamento para ser único tem que ter o amor como o centro de tudo, todo o resto poderá ser uma linda moldura, mas nunca será o essencial.

Gostaram das dicas? Inspirem-se.

Deixe seu comentário

4 comentários

  1. Perfeito o post! Algumas tendências vieram devagarinho, como mini wedding e o elopement wedding foram ganhando cada vez mais força e tão vindo com tudo! Amei o post <3

    1. Oi Babi, tudo bem? Obg pelo comentário. Eu uso o termo “tendências”, mas acredito mesmo que existem ciclos de coisas que estão em alta, outras em baixa e com o tempo o que está em baixa, volta a entrar “na moda”. Outras coisas se estabelecem e passam a integrar a cultura do casamento, como o mini wedding que veio pra ficar. Esse post é mais como um norte, uma direção para que os noivos possam criar algo atual, mas acredito mesmo que cada casal deve fazer o que lhe deixa feliz. Bjo e obg <3