Noivado | Como celebrar

Hello Noivas de Evasê!!!

Acredito que vocês estão cansadas da informação de que Natal e Ano Novo são as datas com maior número de pedidos de casamento. Mas é a mais cristalina verdade. Segundo dados do IBGENDE, as festas do final de ano são marcadas por celebrações em família e amor e nada mais a cara desse momento em que celebrarmos as coisas mais importantes da vida, do que um pedido de casamento para unirmos famílias e formarmos a nossa. Alguns casais vivem esse momento apenas a dois, mas em outras ocasiões o pedido é feito perante a família.

Depois desse momento de grande alegria e euforia, vem a dúvida: e agora, vamos celebrar o noivado? Minha resposta é: celebre. Mas as dúvidas não param por aí, pois vem a questão: como celebrar o noivado. É muito simples e esse post está repleto de dicas para você fazer um test drive para o casamento e começar a mergulhar no mundo mágico dos preparativos.

1. Defina o orçamento e estilo de festa para seu noivado.

Você pode celebrar o seu noivado de maneira mais descontraída, como um almoço, ou algo um pouco mais formal, como num jantar. Você pode fazer ainda um coquetel com bolo e champanhe. Dependendo do seu orçamento até uma mini festa bem semelhante a um mini wedding é possível. Seja qual for o tipo de recepção, não é algo tão solene e formal como o casamento. Então não há um rito ou cerimonial a seguir. Seja almoço, jantar, coquetel, bolo e champanhe, será um momento de amor e informalidade.

2. Quantidade de convidados

Essa será a primeira ocasião em que você e seu noivo terão contato como a temida lista de convidados e sempre é algo problemático. Depois de definido o estilo de recepção, o próximo passo é definir a quantidade de convidados. O noivado sempre será uma festa mais íntima do que o casamento, seus convidados serão as famílias dos noivos (pais, irmãos, cunhados e cunhadas), tios ou primos e amigos muito próximos que façam parte da intimidade dos noivos.

Não fiz meu chá de panela, mas fiz um jantar de noivado (antes de ter o blog) e recebemos 20 pessoas. Claro que a dimensão do seu noivado dependerá também do orçamento, mas acredito que um noivado até 30 pessoas seria um bom número de convidados. Se os noivos são festeiros e tem um orçamento elástico, quem sabe uma mini festa para 50 pessoas. Lembre-se da primeira dica: estilo do noivado + orçamento.

3. Data e convite

O noivado é mais íntimo e informal, mas o ato de convidar deve ser algo elegante. Não convide no whatsapp no grupo da família, é feio, deselegante, nem todo mundo acompanha e no meio de um monte de conversas nada e ver, surge o convite do noivado que nem combina com aquele ambiente de bagunça e caos (não é?).

Definida a data, escolha o tipo de convite que pode ser impresso ou virtual. Muitas gráficas desenvolvem e imprimem convites simples e bonitos. Mas o seu convite também pode ser virtual e enviá-lo por email. No mundo digital o email alcançou o status de comunicação mais formal e depois você pode confirmar se seu convidado recebeu o email com o convite através de uma ligação telefônica. Olha só que chique receber uma ligação hoje em dia, né? Mas você também pode confirmar por whatsapp, mas no privado, ok???

4. Local do Noivado

O local para a realização do seu noivado pode ser desde a casa dos pais dos noivos, ou até mesmo o salão de festas do condomínio/edifício, ou pequenos locais de eventos, como casas de chás, wine bar e até restaurantes que abrem seus espaços para mini wedding e também para noivados.

5. Decoração

Seja qual for o estilo de festa para celebrar o seu noivado, não abra mão de uma linda mesa de bolo e doces. Um bolo de 2 andares ficará lindo, super adequado a ocasião e é o ideal para o momento. Uma mesa com doces, chocolates ou brigadeiros e, não pode faltar o bem-casado, pois nenhum doce remete mais ao casamento do que os bem-casados, não é mesmo??

Outros elementos decorativos que façam referência ao amor, a história dos noivos e ao pedido de casamento em si, também são boas peças para decorar o ambiente e deixá-lo mais bonito e com aquele jeitinho de que o amor está no ar.

6. Bebidas

Você deve oferecer água, refrigerantes e cai muito bem e fica lindo servir água saborizada, até como drink não alcoólico, caso algum convidado não beba. Pode servir também uísque e não pode faltar espumante para o brinde. A cerveja também pode ser servida, pois como uma festa mais íntima você conhecerá demais o perfil dos seus convidados e se esse tipo de bebida se encaixará ao estilo de celebração e perfil dos convidados, num almoço, por exemplo, cairá muito bem.

7. O que vestir.

Essa é uma grande dúvida das noivas. No meu noivado usei um vestido curto, sequinho e branco e essa é a escolha quase unânime das noivas. Mas nada impede que você use vestidos de outras cores e até outras peças como um macacão ou um longo mais simples. Um penteado delicado e que combine com você complementa muito bem sua produção.

8. Troca de alianças e agradecimento

Talvez o casal já tenha trocado alianças (é bem provável), apenas a dois ou entre os familiares. Caso ainda não tenham trocado as alianças, esse é o momento mais formal da celebração do noivado. Não existe um ritual ou cerimonial a ser seguido, basta que os noivos peçam de maneira espontânea a atenção aos convidados, expressem seus sentimentos, falem do amor que os conduziu até aquele instante, a certeza de que desejam partilhar uma vida juntos e que iniciarão os preparativos do casamento. Talvez o noivo deseje formalizar, mais uma vez, o pedido à família da noiva e esse será também o momento de agradecer o carinho e a presença de todos. E então trocam as alianças e brindam. Caso as alianças já tenham sido trocadas, o casal comunica que ficaram noivos em determinada data e podem expressar todo o sentimento, agradecimento e fazer o brinde.

9. Data do casamento

Não duvidem que essa será a grande pergunta da noite: já marcaram a data??? Se sim, esse é o momento de anunciar. No meu noivado fiz lembrancinhas e coloquei tags com a data do casamento. Caso vocês ainda não tenham uma data, não tem problema algum, basta informar a todos que estão procurando as melhores datas para o casamento.

Como disse várias vezes aqui no Noiva de Evasê, não fiz o chá de panela e me arrependo demais, porém o noivado nós fizemos sim e recomendo demais celebrar esse momento. As fotos são super informais, pois na ocasião não contratamos fotógrafo profissional, mas fizemos um jantar para 20 pessoas (numa casa de chá que fechou), com mesa de bolo e doces, lembrancinhas com a data do casamento, trocamos alianças, teve discurso, beijo, brinde e muito amor.

Sigam as dicas, celebrem o noivado e venha compartilhar aqui no Noiva de Evasê!!!

As fotos acima são de noivados publicados no blog: Noivado Alice e Thiago; Noivado Maíra e Tiago e Clarissa e Felipe

Fotografias: Marcus Andrade | Flex Foto e Filme | Capella Fotografia

Deixe seu comentário