Guia de estilo | Traje do Noivo

Hello Noivas de Evasê!!!

Está chegando o grande dia e você está com todo o check list em dia. Todos os fornecedores, contratos e detalhes fechados, exceto um: o traje do noivo!!! Ok que todas as atenções do dia do casamento se voltam para a noiva, sua entrada e vestido e boa parte dos homens deixam a escolha para os 45 minutos do segundo tempo. De fato acredito que 87,8% das noivas (estatísticas da NASP – Noivas Ansiosas Subindo Paredes 🙂 tomam para si a responsabilidade de cuidar do traje do noivo. Por isso, não raro, recebo dúvidas das noivas e já me pediram algumas vezes post sobre esse tema. Mas nem sempre é assim. Os noivos estão cada vez mais participativos e os homens cada vez mais vaidosos. Muitos participam ativamente dos preparativos e tantos outros também idealizam a roupa perfeita e cuidam desse grande detalhe com muito cuidado. Mas fica a dúvida: com que roupa e o que usar??? Para esclarecer todas as dúvidas o tema do post é: Guia de estilo – Traje do Noivo.

Primeiramente vamos conhecer alguns tipos do vestuário masculino.

FRAQUE – A calça do fraque é em risca de giz, o paletó é cinza grafite com cauda longa. O colete do fraque é preto e pode ser usado com dois tipos de camisa: camisa social branca e gravata cinza prateada ou camisa social de gola alta e pontas dobradas e com o plastrom (gravata de cetim cinza perolado). O fraque é indicado para casamentos à noite e formais, porém essa indicação é errada, pois o fraque é usado em casamentos durante no dia na europa. Ou seja, o que determina o uso do fraque é a formalidade do casamento.

fraque-1

fraque-2

SMOKING – Usado apenas à noite em casamentos que se pede o traje a rigor ou black tie, ou seja, numa festa black tie todos os convidados deverão (ou deveriam) usar smoking. O traje é composto por calça preta com faixa acetinada nas laterais, paletó preto com lapela acetinada, camisa branca (gola alta opcional) e gravata borboleta preta. No caso do smoking não existe nenhuma variação da cor da gravata borboleta obrigatoriamente preta ou da faixa acetinada e preta.

smoking

TERNO – De várias cores e bastante versátil, pois dependendo do tecido e da cor pode ser usado em casamentos de todos os horários, da cerimônia mais simples a mais formal. O terno é um conjunto de 3 peças composto de calça social, paletó e colete. Essa última peça tem sido dispensada de acordo com a informalidade da ocasião e do casamento. Pode ser usado com a gravata tradicional ou borboleta.

traje-do-noivo-noite-3

traje-do-noivo-noite-4

DETALHES DE ELEGÂNCIA

CAMISA – De acordo com a lapela e o modelo do paletó. RIGOROSAMENTE LISA e – preferencialmente – BRANCA. Se o casamento for durante o dia, é possível um tom pastel.

MEIAS – O ideal é que sejam da cor da calça.

SAPATOS – Devem seguir o figurino e o estilo de casamento e o mesmo tom do terno, ou seja sapato preto se o noivo suar fraque, smoking, casada ou ternos escuros como o preto, grafite e azul marinho.

ABOTOADURAS – Não é obrigatório, mas elas podem complementar e deixar o visual ainda mais elegante e sofisticado.

noivo-traje-e-sapato

A IMPORTÂNCIA DO HORÁRIO E ESTILO DO CASAMENTO

A grande dica e o que vai definir o traje ideal é o estilo e horário do casamento. Os noivos podem abrir mão de certas regras de etiqueta do vestuário de acordo com a informalidade do casamento ou o estilo. Um noivo moderno pode usar uma gravata colorida ou até meias coloridas. Um noivo praiano pode abrir mão da gravata e do sapato.

traje-do-noivo-1

Se a cerimônia for mais simples o noivo pode ir de terno sem medo. Durante o dia cores mais claras passando pela gama dos 50 tons de cinza (tendendo aos tons mais claros) e dependendo do local do casamento (campo ou praia), cores como bege e azul claro. Não gosto e não indico ternos na cor branco radiante.

De acordo com o estilo e informalidade do casamento os noivos podem dispensar a gravata ou se forem mais moderninhos podem optar por uma gravata borboleta colorida. Não abra mão do estilo, mas também não abra mão da elegância.

noivo-manha

traje-do-noivo-manha-3

noivo-praiano

traje-do-noivo-manha-1

traje-do-noivo-manha-2

traje-do-noivo-2

À tarde ainda prevalece os tons de cinza, porém tendendo para o mais escuro e grafite e o azul também se encaixa com elegância ao horário. A dispensa da gravata nesse caso depende da informalidade da recepção. Se for um casamento praiano, pé na areia ou no campo e rústico, é possível que o noivo não a use, mas a regra é de que casamentos à tarde e ao cair da noite se tornem mais formais.

terno-azul

traje-do-noivo-tarde-1

traje-do-noivo-tarde-2

traje-do-noivo-tarde-3

noivo-terno-e-sapato

traje-do-noivo-tarde

traje-do-noivo-3

À noite pede o azul marinho e o grafite escuro, ambos quase chegando ao preto. E claro: o preto. E dependendo da sofisticação do casamento o smoking para festa black tie ou o terno (com as 3 peças).

noivo-noite

traje-do-noivo-noite-1

traje-do-noivo-noite-2

PADRONIZAÇÃO DOS PADRINHOS

É comum que se peça aos padrinhos que usem o mesmo estilo de roupa que o noivo. Mas da mesma forma que não impõe nada as madrinhas, também não é elegante impor condições ou uniformes aos padrinhos, embora seja bem mais fácil e de fato prático para os homens usarem o mesmo traje e até as mesmas cores. Claro dando o devido destaque ao noivo que será também o centro das atenções. Nesse post falei e mostrei muitas inspirações de padronização dos padrinhos, do mais formal ao mais moderno.

noivo-e-padrinhos

noivo-e-padrinhos2

Na verdade não tem muito mistério o traje do noivo. Considere sempre o estilo e horário da cerimônia para a escolha certa.

Se o seu for vaidoso e estiver cuidando pessoalmente da roupa, chame-o aqui para ler o post ou se ele está deixando para última hora, compartilha o post da timeline dele.

Inspirem-se e me contem o que acharam do post!!!

assinatura

2 comentários

  1. Oii Lyanna, tava com dúvida em relação ao terno do meu noivo, e ainda bem que sanei aqui 😀 , mas em relação a gravata, nós escolhemos branca, mas estamos em duvida se ela precisa ser totalmente lisa, ou se pode ter detalhes, no nosso caso eram quadradinhos azuis muito pequenos, que de longe se tornam até imperceptíveis, ainda assim é muito casual? ou não tem problema?

    1. Oi, Marielly, obrigada por seu comentário. Eu acredito que se esses detalhes forem bem discretos, quase imperceptíveis, não compromete. O meu marido usou uma gravata branca com um pequenos quadradinhos prata e a gravata parecia perolada, só percebia esse detalhe bem próximo. Na época não encontramos uma lisa, então deu certo. Se for assim acho que fica ok. Espero tê-la ajudado. Obrigada e volte sempre.

Fechado para novos comentários.