Diferença entre Vintage e Shabby Chic

A noivinha tá procurando referência para a decor do casamento e tá sonhando com um casório vintage, super romântico, com tons claros, mas em suas pesquisas se deparou com os termos shabby chic e vintage e agora não sabe o que fazer.

Acredito que você já deve ter ouvido falar por aí em casamento ou decoração Shabby Chic e com certeza já ouviu (inclusive viu muito aqui no Noiva de Evasê) casamento com decoração Vintage.

E aí que cismou em fazer o seu casamento vintage, mas nem percebe que adora um estilo shabby chic e na verdade não sabe ou não percebeu a diferença entre um e outro.

O Shabby Chic ao pé da letra significa chique gasto ou chique desgastado. É um estilo de decor extremamente romântica, caracterizada pela predominância de tons pastel, estampas florais e móveis com aspecto de antiguidade, mas com aparência gasta ou bastante envelhecida. O que caracteriza bastante o shabby chic é o mobiliário em pátina.

Antes de falar sobre a diferença para o estilo vintage veja algumas imagens que ilustram bem o shabby chic.

shabbychic (1) shabbychic (6) shabbychic (7) shabbychic (8) shabbychic (9) shabbychic (10) shabbychic (11) shabbychic (12) shabbychic (13) shabbychic (14) shabbychic (15) shabbychic (16) shabbychic (17) shabbychic (18)

Observou a pátina presente em boa parte dos móveis?! Observou as cores e o aspecto sempre antigo de candelabros, porcelanas e lustres?!

E talvez você esteja pensando: – mas isso é vintage!!!

E eu vou te dizer: o shabby chic é vintage, mas nem tudo que é vintage terá o estilo shabby chic.

A palavra vintage vem do inglês e está associada a tudo que é antigo, mas mistura vários estilos. O vintage tem cara de casa da vovó e pode ter a presença de crochê, patchwork, antiguidades.

O Wikipédia me deu uma forcinha e trago definição:

Vintage é um estilo de vida e moda retrógrada, uma recuperação de estilos das décadas de 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960.

A palavra vintage no século XVIII passou a significar “ano em que foi feito um vinho”. Entretanto, ao longo dos anos, a palavra se incorporou ao vocabulário da moda para melhor definir uma peça de roupa ou acessório de um estilo pertencente a uma outra época.

Porém, não confundir com o retrô:

Vintage é algo bem mais antigo do que o retrô, é algo velho mesmo, da primeira metade do século XX, mais precisamente da década de 1940, período da Segunda Guerra Mundial.

E para esclarecer melhor, algumas fotos para ilustrar.

vintage (1) Vintage (2) Vintage (3) Vintage (4) Vintage (5) Vintage (6) Vintage (7) Vintage (8) Vintage (9) Vintage (10) Vintage (11) Vintage (12) Vintage (13)

Elementos decorativos que caracterizam bem o vintage são: máquina de costura; máquina de escrever; livros antigos; renda; porcelana, prata, tudo que tenha a cara bem antiguinha, mas se tiver a aparência de velho e desgastado, tipo pátina e em tons pastel, será shabby chic.

Quer se inspirar num casamento super vintage?! Clica aqui para rever o casório vintage da Janaína e Bruno.

E não esqueça que o shabby chic é vintage, mas nem tudo que é vintage será shabby chic.