Como fazer um mini wedding inesquecível

Hello Noivinhas de Evasê!!!

Quem me segue desde o início sabe que o Noiva de Evasê surgiu da minha experiência como noiva e minha paixão pelo mundo dos casamentos e passei a compartilhar inspirações e referências que se adequavam ao meu estilo e outras que achava lindo mas que seriam mais adequadas para outros estilos de casamento como: moderno; vintage; shabby chic; criativo; praiano; campestre; luxuoso e sobre o mini wedding.

O primeiro post do Noiva de Evasê sobre mini wedding foi em 2012, o que na internet é considerado século passado. Naquela época era uma grande novidade e uma nova forma de celebrar o casamento. Demorou muito, mas o que era um assunto importado dos casamentos gringos, hoje se torna um fenômeno em todo o Brasil. O mini wedding hoje é uma realidade. Os noivos procuram e desejam fazer uma festa intimista e – talvez – mais prática. E os fornecedores precisam acompanhar a dinâmica dos sonhos dos noivos e também se atualizarem com essa nova realidade. O mini wedding veio para ficar e hoje vou ajudar os noivos a realizarem um mini wedding inesquecível com várias dicas.

blog de casamento casamento em restaurante (54)

A primeira dica e a mais importante de todas é sobre o conceito, o que é o mini wedding??? Numa tradução literal e ao pé da letra, o mini wedding é pequeno casamento ou mini casamento. É uma festa intimista, reservada e para poucos convidados, considere no máximo 100 (cem) convidados e alguns casos pode ser ainda menor como 30, 50 ou 80 convidados. É a celebração perfeita para quem não gosta de grandes festas e procura curtir este momento apenas com amigos próximos do casal.

blog de casamento casamento em restaurante (66)

Vamos fazer uma espécie de passo a passo para organizar o seu mini wedding inesquecível e falaremos sobre:

Motivos para fazer o mini wedding;
Organização do mini wedding;
O desafio da lista de convidados;
Orçamento do mini wedding;
Estilo do mini wedding;
Locais para o mini wedding;
Personalização e histórias contadas no mini wedding

Motivos para fazer o mini wedding

As razões que levam um casal a considerar o mini wedding como o estilo de celebração para seu casamento são variadas e podem mudar de casal para outro. Mas muitos consideram os seguintes fatores: orçamento e desejo de realizar uma festa intimista. Nos dias de hoje muitos noivos pagam a própria festa e acumulam muitas despesas como pós graduação ou especialização, a compra do primeiro imóvel, mobília e decoração do novo lar e, por uma questão financeira, optam por uma festa com menos convidados, o que influi diretamente no valor de contratação de inúmeros fornecedores de casamento que trabalham com a quantidade de convidados, como buffet; chocolates; bebidas; doces; cerimonial e outros serviços que fazem orçamento com a quantidade de convidados.

Há outros casais que preferem investir menos na festa e fazer uma grande viagem de lua de mel. Outro fator muito importante é o desejo dos noivos de comemorar esse momento com pessoas mais próximas e que sempre fizeram parte de suas vidas, como amigos íntimos e a parte mais próxima da família. E há outros casais que querem fazer uma festa reduzida e oferecer tudo de melhor para poucos convidados.

BLOG-DE-CASAMENTO-MINI-WEDDING-EM-RESTAURANTE-35

Organização do mini wedding

Não subestime a organização do mini wedding. A sua festa será para uma quantidade reduzida de convidados, mas isso não significa que seja uma festa menos complexa e que não exija organização. Muitas noivas optam pelo mini wedding achando que terão menos trabalho e não é assim que funciona. O casamento será mini, mas os principais itens tem que ser considerados, pesquisados e contratados como: igreja/templo e celebrante; cerimonial/assessoria; música da cerimônia e banda ou DJ (numa formação obviamente reduzida); os itens da mesa de bolo e doces como bolo de casamento, doces, brigadeiros, chocolates e bem-casados (não é obrigatório escolher tudo, mas é tradição a mesa com bolo e bem-casados como lembrança); vestido de noiva e acessórios como brincos, sapatos, grinalda; maquiagem e penteado da noiva. Ou seja: cumprir um check list com tudo ou quase tudo (cabe aos noivos escolher) que um casamento tem. Lembram-se do Palavra de Noiva apenas com Mini Wedding? Naquele post as recém casadas desmistificaram a lenda urbana que mini wedding é uma festa simples de organizar e não é bem assim!!!

BLOG-DE-CASAMENTO-MINI-WEDDING-EM-RESTAURANTE-22

BLOG-DE-CASAMENTO-MINI-WEDDING-EM-RESTAURANTE-23

O desafio da lista de convidados

Se a lista de convidados é o grande desafio da organização do casamento, quando se trata de mini wedding esse é um fator ainda mais complicado e delicado. Quando surge a notícia de que você vai casar, muitos amigos e conhecidos das antigas começam a aparecer e parentes que você nem sabia que existiam também se apresentam. Para um mini wedding definir a quantidade de convidados e a saia justa da lista pode ser ainda pior, porque muitas vezes os noivos tem que começar a convencer quem está dentro de casa, pois os pais do casal às vezes querem convidar a primeira professora do maternalzinho que viu um dos noivos crescer!!!

Mas o grande conselho é ser honesto, franco e sincero: a festa será para poucos convidados e chamaremos apenas os mais próximos. Caso alguém resolva julgar a escolha dos noivos ou critiquem gratuitamente essa opção, é bom você repensar essa “amizade”. Será que é tão amigo assim alguém que não respeita a escolha para uma celebração tão importante???

Fato é que vocês precisaram fazer cortes e para definir a quantidade e selecionar os convidados da sua lista considere: proximidade e amizade. Possivelmente não farão parte dessa lista colegas de trabalho (até mesmo o chefe) e parentes que vocês não tem contato, por exemplo um tio, primo ou parente que vocês encontram a cada copa do mundo e que fica até difícil reconhecer com o passar do tempo. Se os noivos tem aquela família italiana que todos estão sempre juntos e grudados, aí só sobrará espaço para os amigos muito, muito íntimos. É um desafio e ultrapassada essa fase, o seu mini wedding tem tudo para ser um sucesso.

CASAMENTO-BLOG-DE-CASAMENTO-NOIVA-DE-EVASE-32

CASAMENTO-BLOG-DE-CASAMENTO-NOIVA-DE-EVASE-40

Orçamento do mini wedding

Estabelecida a quantidade dos convidados (por exemplo: 30, 50, 80, 100) é hora de definir o orçamento e isso é fundamental para a contratação de vários fornecedores e também o que vocês cortarão do check list por considerar desnecessário para o seu mini wedding. O orçamento está diretamente relacionado ao estilo do casamento, pois os noivos podem optar por um brunch para um mini wedding diurno ou um jantar à francesa para um mini wedding noturno. Mesmo se tratando de um mini wedding haverá um custo e quanto mais enxuto for o seu orçamento mais simples será a sua festa. O que não significa que seja uma festa incompleta. Os noivos farão escolhas de acordo com o orçamento, mas a sua festa tem tudo para ser linda e cheia de amor.

BLOG-DE-CASAMENTO-8

CASAMENTO-BLOG-DE-CASAMENTO-NOIVA-DE-EVASE-23

BLOG-DE-CASAMENTO-MINI-WEDDING-EM-RESTAURANTE-18

Estilo do mini wedding.

Existem inúmeros tipos de casamento. O mini wedding é um mini casamento e todos os estilos são possíveis. Os noivos podem ter um mini wedding do tipo: praiano; campestre; rústico; criativo e DIY; diurno; vespertino ou noturno e até mesmo luxuoso. Se os noivos tem um orçamento largo e desejam fazer o mini wedding porque querem reunir apenas os mais chegados, é possível ter um mini wedding sofisticado e luxuoso, se esse é o desejo dos noivos. Lembrem-se que todos os estilos são possíveis e mini wedding todo DIY (faça você mesma) é um charme, mas não é uma regra.

Se o mini wedding será praiano, campestre ou rústico, pode ser perfeitamente realizado durante o dia, pela manhã ou à tarde e vocês poderão servir, por exemplo, um brunch ou buffet fixo sem jantar. Para um casamento praiano os noivos podem servir apenas cerveja ou coquetéis e para um mini wedding luxuoso os noivos podem oferecer um jantar completo e servir o melhor champanhe. O critério será orçamento + estilo!!!

06-e1461092033920

BLOG-DE-CASAMENTO-2

BLOG-DE-CASAMENTO-4

CASAMENTO-BLOG-DE-CASAMENTO-NOIVA-DE-EVASE-26

CASAMENTO-BLOG-DE-CASAMENTO-NOIVA-DE-EVASE-27

casamento-em-natal-magda-e-tiago-33

casamento-em-natal-magda-e-tiago-21

Locais para o mini wedding

O seu mini wedding pode ser numa casa de recepções para poucos convidados ou que ofereçam salões menores ou ainda na casa de praia ou sítio dos pais ou avós; no jardim da casa de algum parente próximo e até a opção bem moderna de realizar o mini wedding num restaurante.

casamento thaís e fernando blog de casamento casamento em natal (23)

casamento thaís e fernando blog de casamento casamento em natal (48)

Personalização e histórias contadas no mini wedding

O que torna um casamento marcante e inesquecível é a personalização!!! Uma festa com a cara dos noivos não se trata apenas de fazer uma identidade visual e papelaria única para o seu casamento, mas coisas que toquem o coração e que falem sobre vocês. Um casamento realizado na casa da família, seja praia, sítio ou serra, terá muito o que contar sobre a infância, adolescência e vivência da família. É um casamento único e não terá nenhum outro naquele lugar que é particular e da família.

Existem noivos que já tem uma vida em comum e que tem filhos e nada se compara a emoção do pajem ou da dama ser o filho do casal ou um filho levando as alianças. Alguém na sua família canta, por exemplo: sua mãe, pai, prima ou alguém bem próximo??? Essa pessoa pode cantar no seu mini wedding uma música que seja dos noivos. A mãe ou avó de um dos noivos tem uma receita tradicional e marcante na família??? Pense em servir esse prato da receita especial na sua festa. Pode fazer parte tanto do brunch ou jantar, como pode ser o bolo ou doce que pode substituir o bolo do casamento ou o bem-casado. Alguém na família tem dotes com artesanato??? É hora de investir no DIY (faça você mesma) e fazer vários itens da decoração do casamento e colocar amor em tudo que foi feito com as suas mãos de quem ama o casal.

Espalhe fotos dos noivos, das famílias e até dos convidados em momentos com os noivos. Já pensou chegar numa festa de casamento e se deparar com uma foto sua com os noivos do início da amizade, dos tempos do colégio ou faculdade??? Fotos de uma viagem inesquecível ou momentos de infância e adolescência com os pais, irmãos, primos e tios naquela casa, calçada ou árvore que conta tanto sobre o amor e o tempo que passou, as lembranças daqueles que estão conosco e de quem já se foi. Certeza que seus familiares e amigos vão se sentir especiais e fazendo parte daquele momento único e muita gente vai chorar e se emocionar. Isso que toca o coração torna qualquer festa inesquecível. Experimente fazer isso no seu mini wedding.

casamento thaís e fernando blog de casamento casamento em natal (59)

casamento thaís e fernando blog de casamento casamento em natal (95)

casamento-em-natal-magda-e-tiago-511

Todos os noivos felizes e radiantes acima, tiveram seus lindos mini weddings publicados aqui no Noiva de Evasê.

Se os noivos sonham e optaram por um mini wedding, siga as dicas e faça o seu mini wedding inesquecível.

Fotografia: 1 e 2 – Deborah Pitangui | 3, 4 e 5 – Camilla Bandeira | 6, 7, 8 e 9 – Bliss | 10 – Camilla Bandeira | 11 – Wanderley Adams | 12, 13, 14 e 15 – Bliss | 16 e 17 – Camilla Bandeira | 18 e 19 – Junior Barreto | 20, 21, 22 – Kener Paulo | 23 – Camilla Bandeira.