Casando Direito | Casamento Civil

Hello Noiva de Evasê!!!

Voltando com os posts da categoria “Casando Direito” e teremos muito o que conversar sobre casar no civil, pois além do processo em si, os noivos tem algumas modalidades a escolher e opções nesse momento. Primeiramente vamos entender o que é o casamento civil que é um processo e tem algumas regras a seguir e documentos para apresentar para que se dê início ao procedimento. Vamos entender como funciona esse processo:

casamento civil blog de casamento

1

Espero que vocês curtam esse tipo de post mais “sério” e caso vocês tenham perdido os outros posts, basta clicar na categoria Casando Direito aqui ao lado e sobre o assunto casamento civil teremos mais alguns posts.

4 comentários

  1. Gostaria de saber sobre quem pode oficiar o casamento por diligência (em local não religioso). Tem que ser um juiz de paz ou pode ser um juiz ou promotor? Obrigada!

    1. Fernanda durante o procedimento de habilitação do casamento civil, de fato ele é como um “processinho”, há algumas etapas e formalidades. Estando em ordem todos os documentos, será dada vista desse processo (dos autos) ao Promotor de Justiça. Então esse é o momento de todo o procedimento de habilitação em que o Promotor irá de manifestar. Cabe ao juiz presidir e celebrar o ato. Então, seja em cartório ou em diligência, quem presidirá o casamento civil é o Juiz ou Juiz de Paz. Você pode fazer um pedido para que um Juiz determinado (juiz amigo ou parente, alguém de sua afinidade) celebre o casamento, mas no caso apenas o juiz tem essa competência e o Promotor apenas se pronunciará durante o processo de habilitação no qual ele dará o parecer pela realização do casamento. Basicamente é isso!!! Espero ter esclarecido, qualquer coisa me chama!!!

  2. Há alguma diferença do processo do casamento civil coletivo do individual? Digo, os ritos são o mesmo ou é da mesma formam somente separado dos demais? Quero solicitar o individual para ter a presença de familiares e amigos, mas me pergunto se será aquele processo de 3 minutos que num instante termina 🙁

    1. Oi Camila. Acho que vc está falando do casamento coletivo, no caso o casamento comunitário, não é? Aquele com dezenas de casais com uma celebração única? Aqueles casamentos são diferentes. Geralmente são sem custo e os Tribunais de Justiça de cada Estado organizam um dia para realizar esse casamento coletivo, às vezes em diversa cidades e comarcas, com casais inscritos previamente. O casamento civil tem um custo (não é barato por isso os tribunais se dispõe a realizar os casamentos comunitários sem custo) e a celebração é individual. Não é uma cerimônia longa, mas também não é algo rápido que dure apenas 3 minutos :-). Qualquer outra dúvida estou à disposição. Obrigada por seu comentário.

Fechado para novos comentários.