Buquê de noiva: de onde veio e por que você o quer

Desde muito pequenas, as meninas escutam a história de que a mulher que pegar o buquê da noiva será a próxima a se casar. Se é verdade ou apenas um mito, jamais saberemos, mas é fato de que ele se tornou algo essencial nas cerimônias, sendo uma das partes mais divertidas da festa.

Existem três histórias sobre a origem do buquê, confira!

sadas

A primeira é que ele surgiu na Grécia Antiga, onde a noiva deveria oferecer flores a Hera, noiva de Zeus, como um sinal de honra, tendo seu casamento abençoado pelos deuses, o que futuramente traria muitos frutos à união.

Outra teoria é de que a tradição surgiu na França, para abafar o mau cheiro de algumas partes da noiva. Naquela época, era comum que o primeiro banho do ano ocorresse em maio, quando o inverno chegava ao fim, foi aí que surgiram os primeiros boatos de maio ser o mês das noivas, com o banho e as flores, conseguia-se evitar o mau cheiro de se espalhar.

E por fim, o terceiro rumor é de que na Idade Média, as noivas tinham de andar até a Igreja, e durante o trajeto recebiam flores das pessoas, formando um grande buquê ao chegar na entrada da cerimônia, levando sorte e felicidade para o casal.

A hora da escolha do buquê é muito delicada para a noiva, pois ele não pode ser igual as flores que decoram o ambiente e também não podem ser flores totalmente diferentes, afinal, precisa combinar com a decoração. Clássico, moderno, delicado, exótico ou romântico, existem diversos modelos para a noiva escolher.

destaque_buque^-noiva-casamento-horz

1. Cascata: é um modelo mais sofisticado e normalmente usado em casamentos noturnos; tem mais flores na parte de cima e diminuindo a medida que desce. É mais recomendado para noivas altas, com vestidos fechados e decotados.

2. Redondo: o estilo mais comum, é arranjado com flores em um formato redondo. Combina com casamentos abertos e fechados, praticamente todos os vestidos e pode ser usado por qualquer noiva sem medo.

3. Braçada: assim como o cascata é muito estiloso, mas deve ser usado por mulheres um pouco mais altas. É mais usado em cerimônias informais ou ar livre, combina com vestidos mais justos.

Claro que estes são só alguns modelos de buquê, o importante é escolher um que você goste e não se destaque mais que você. Tente flores que tenham um cor parecida com a da decoração, e lembre-se, ele pode levar felicidade à uma futura noiva na hora tão esperada de jogá-lo as suas convidadas.

Fonte: Buscaespaço | Imagens: TodoCasamento, BolsaDeMulher, TudoParaSuaFesta

Deixe seu comentário