A importância do R.S.V.P. para o casamento

Fotografia Joventino Neto

 

O planejamento de casamento requer dedicação e a execução de uma série de tarefas para que tudo dê certo. Uma das etapas mais importantes é a lista e, principalmente, o controle do número de convidados. A confirmação da quantidade de pessoas que estarão presentes no casamento é fundamental, inclusive, para servir como parâmetro e base para contratação dos serviços para realização da festa. Para fazer esse controle a ferramenta é o R.S.V.P., conhecido como confirmação de presença. Porém, muitas pessoas desconhecem o que isso significa e o tamanho de sua relevância, até que um dia organizem o casamento e reflitam porque não responderam ao R.S.V.P.

Pensando nisso, convidei Marta e Kamilla da Sonhos Cerimonial e Eventos para compartilhar explicar o que é este serviço e qual a importância dele na festa de casamento.

Fotografia Case com Bliss

A importância da lista de convidados e o R.S.V.P.

Imagina você organizar um casamento para 200 pessoas e só aparecerem 100 ou ao contrário? Todo o seu planejamento de meses ou anos iriam por água abaixo! Por isso que o R.S.V.P é tão importante.

O ponto de partida para iniciar a organização de um evento é a lista de convidados. A quantidade de pessoas que estarão presentes é crucial para auxiliar na contratação dos serviços. Então, para dar continuidade aos preparativos é necessário ter pelo menos a média de convidados que estarão presentes no dia do evento.
Fotografia Case com Bliss

O que é o R.S.V.P.?

O R.S.V.P é a abreviação da expressão francesa “Répondez s’il vous plaît” que significa “Responda, por favor”.
Há duas formas de se usar o R.S.V.P, a passiva e a ativa.
A passiva é quando junto com o convite você insere dados de telefone, e-mail ou site para que o convidado entre em contato confirmando ou não a presença.
A ativa é quando o cerimonial ou empresa especializada entra em contato com o convidado para realizar a confirmação de presença.
Fotografia Case com Bliss

R.S.V.P. Ativa ou Passiva

Agora você deve está se perguntando, qual a melhor forma? A passiva ou a ativa?
Infelizmente, no Brasil, as pessoas não estão muito acostumadas a ligarem ou enviarem e-mail informando sobre a presença ou não no casamento, então, o quantitativo de convidados que efetivamente confirmam nesse formato, não condiz com o quantitativo final, que acaba sendo muito discrepante.
Na forma ativa, a quantidade de convidados confirmados é mais condizente com o quantitativo final de convidados presentes, portanto, é mais eficaz. Ainda assim indicamos levar em consideração que 10% dos convidados confirmados podem faltar, pois sempre ocorrem os imprevistos de última hora e além disso, ainda existe aqueles que confirmam por vergonha de dizerem que não irão.
Fotografia Case com Bliss

Dica para os Noivos

Então, uma super dica para os anfitriões e convidados, respectivamente :
Noivos, contrataram sua assessoria? Inclua no pacote a confirmação dos convidados, sabia que com a confirmação você pode economizar de 10% a 20% com o seu buffet, decoração, lembranças e etc? Com a lista de convidados no quantitativo correto os noivos conseguem contratar na quantidade mais assertiva, os serviços que dependem da quantidade de convidados e com isso economizam em não pagar por convidados que não estarão presentes.
Fotografia Case com Bliss

Dica para os Convidados

Convidado, tem a certeza que não poderá comparecer? Ligue ou mande e-mail para os noivos agradecendo ao convite e informando que não poderá comparecer, dessa forma eles saberão que você se importa com eles e que realmente não comparecerá ao evento por motivos superiores. Essa é a forma mais gentil de se agradecer pelo convite quando não podemos comparecer. Um convidado hoje custa em média R$500,00 para o anfitrião do evento, então, nada melhor que informar em caso de não comparecimento.

Muitíssimo obrigada a Marta e a Kamilla da Sonhos Cerimonial, por dividirem seus conhecimentos e alertarem aos noivos e convidados sobre a importância e consideração em atender ao R.S.V.P. e esse é aquele post que você, noiva, deve compartilhar, assim como quem não quer nada, para que seus convidados percebem a relevância do R.S.V.P. na organização do casamento. Fica a grande dica.

Guia Noiva de Evasê

Cerimonial: Sonhos Cerimonial e Eventos



A Sonhos Cerimonial e Eventos surgiu em 2010, da amizade entre Marta Dias e Kamilla Farias, com o intuito de tornar-se referência em cerimonial e assessoria. Desde então, a empresa vem se consolidando no mercado e destacando-se por seu profissionalismo, ética e responsabilidade.

Deixe seu comentário