10 dicas para economizar no casamento

Hello Noivas de Evasê!!!

Você está organizando o casamento, envolvida com os preparativos para o grande dia e definindo estilo do casamento, quantidade de convidados, horário da festa, cerimônia religiosa, casamento civil e já percebeu que são muitos gastos com o casamento e o orçamento está bem apertado, afinal de contas além dos custos para o casamento, o casal ainda tem a casa nova para montar e a lua de mel para curtir. Planejar um casamento é um desafio financeiro, mas de todas as decisões que você e seu noivo já tomaram, economizar no casamento está definido. Esse post é para o casal decidido em economizar no casório e o post traz 10 dicas para economizar no casamento. Ao fina do post tenho uma surpresa para os casais.

1.Casamento Diurno

Casamento de dia é lindo e a cada dia mais casais optam por celebrar o amor com a luz natural. No check list do casamento um dos itens que faz parte do planejamento é a iluminação. No caso do casamento diurno, ou seja, casamento em que a luz natural é suficiente, o item iluminação pode ser cortado e um gasto a menos no orçamento final do casamento. Mas lembre-se que essa dica é para casamento diurno. Confira aqui o Mini Wedding Diurno da Roberta e do Arthur.

Caso o seu casamento comece no entardecer e entre pela noite, a iluminação não poderá ser cortada do seu check list. Mas não se preocupe que tenho outras dicas se você deseja casar ao entardecer e economizar.

2. Cerimônia e Festa no mesmo local

O Casamento religioso tem um custo. Além do gasto com o casamento civil, os noivos que desejam casar também no religioso terão o custo com a igreja/templo/sinagoga e celebrante. Além do custo com a decoração e muitas vezes iluminação e/ou sonorização do espaço da celebração religiosa. Mas o casal pode optar por realizar a cerimônia e festa no mesmo local e cortar o gasto com toda a celebração religiosa. Confira o casamento praiano da Ana e do Hermes

Muitos noivos e famílias fazem questão do casamento religioso e, nesse caso, realizam uma cerimônia religiosa íntima, apenas com a presença dos pais, recebem o sacramento do casamento e, nessa situação, o custo é mínimo apenas com as taxas do processo matrimonial. No dia da festa do casamento é realizada uma bênção com o celebrante da sua religião e por vezes o casamento civil em diligência com um juiz de paz. Confira o casamento da Mônica e do Fábio. São opções que irão reduzir o orçamento final do casamento.

3. Estilos de Receber: Bolo e Champanhe

O bolo e champanhe é um tipo de recepção muito elegante e requintada. É estilo de receber menor, mas mesmo assim com delicadeza e beleza. Não se trata de uma festa, é uma recepção bem pequena em que os noivos e famílias recebem os convidados da celebração religiosa para os cumprimentos e felicitações logo em seguida a cerimônia e, muitas vezes, no próprio salão paroquial e servem champanhe, água e refrigerantes para brindar, o bolo do casamento, doces e bem casados. O máximo que se pode acrescentar ao estilo bolo e champanhe é um coquetel volante com finger foods, mas não se serve jantar ou almoço. Nesse post você encontra dicas completas sobre o bolo e champanhe. Também é uma maneira de reduzir o custo do casamento e mesmo assim manter a elegância para celebrar o casamento.

4. Estilos de Receber: Brunch

O Brunch é um estilo de receber e, no caso, o que servir, que casa perfeitamente com o casamento diurno. O brunch é a combinação de breakfest e lunch, ou seja, café da manhã e almoço. O casal não servirá almoço ou jantar, mas um mix do cardápio da café da manhã e almoço como sucos, pães, brioches, croissants, mini sanduíches, queijos, frios, crepes, saladas, suflês, e outros pratos quentes como tortas salgadas ou quiches, além da mesa do bolo de casamento e doces. Sirva também drinks leves e é possível servir bebida alcoólica. O ideal para o brunch é que o casamento comece com cerimônia volta das 10 da manhã e os noivos recebem seus convidados para a festa por volta das 11 ou meio dia. Aqui você encontra o casamento da Carolina e do Leonardo que foi um mini wedding diurno com bruch. Sem dúvida o valor do brunch é menor em relação ao almoço ou jantar para o casamento.

5. Mini Wedding

O mini wedding é a febre o momento. Já perdi a conta de quantos posts tem aqui no Noiva de Evasê apenas sobre o tema “Mini Wedding”. Você pode navegar no blog e encontrar, por exemplo, o post sobre como fazer um Mini Wedding Inesquecível , que é um estilo super versátil para comemorar seu casamento. Desde um mini wedding luxuoso, até um mini wedding despojado, rústico ou DIY, ou um mini wedding diurno com brunch ou moderninho num restaurante. Mesmo que os noivos optem por um mini wedding sofisticado e luxuoso, sim – o mini wedding pode ter vários estilos -, o fato de ser para um número reduzido de convidados influi diretamente no orçamento da festa, economizando no tamanho do espaço para festa; quantidade de doces; bem casados; bebida; comida servida, ou seja, todos os itens do check list cuja quantidade de convidados influi no preço do contrato. Lembrando que considera-se mini wedding festas para até 100 convidados, mas é perfeitamente possível para 30; 40; 50 ou 80. O Casamento da Ana Cláudia e Sioney foi clássico, romântico e noturno, com celebração religiosa, mas foi um lindo mini wedding num restaurante com orçamento mais enxuto do que uma festa para 200 ou 300 convidados. Confira aqui O mini wedding poderá ter um custo menor do que um casamento de porte médio ou grande.

6. Decoração: “Do It Yourself” DIY (faça você mesma)

Uma forma de economizar na decoração do casamento e algo que está muito em alta, não só por uma questão de economia, mas como uma forma de dar mais identidade e a personalidade dos noivos à festa do casamento, é o Do it Yourself ou faça você mesma. Que pode ser desde o convite – desde que combine com a festa -, a itens da decoração e até doces. O casamento da Camila e do Dennys teve vários itens feitos pela noiva e familiares e o casamento foi um sonho.

7. Casamento durante a semana

Casar durante a semana é mais barato. Alguém já te contou isso??? De segunda a quinta-feira todas as recepções trabalham com um valor diferenciado e mais baixo, pois a grande disputa dos dias para casar são as sextas-feiras e sábados. Até mesmo no domingo é possível encontrar bons valores para casamento. Aqui em Natal/RN a Macamirim Eventos tem um pacote especial para mini wedding durante a semana.

8. Flores da Estação

As flores da decoração é um item que pesa bastante no preço final da decoração, principalmente se forem flores nobres e mais ainda se a flor nobre dos seus sonhos estiver fora de estação. Sabe a lei da oferta e da procura. Quanto maior a escassez, mais caro poderá ser ter uma flor nobre no seu casamento. Mas as flores da estação, além de mais viçosas, frescas e lindas, também estarão mais baratas. Você pode ter o colorido das flores embelezando seu casamento com um custo menos.

9. Lembrancinhas com Receitas de família

A cada dia os noivos procuram mais e mais deixar o casamento com a cara deles e contando a história do casal e das famílias. Se na família de um dos noivos existe uma receita especial, como um bolo, doce ou compota, que tal substituir as lembranças da festa ou até mesmo o bem casado por uma receita de família que sirva também como lembrança do casamento? Além de inesquecível e cheio de valor emocional e amor, será algo único que não terá em nenhum outro casamento, pois é uma receita somente da família. No casamento da Clarice e do Markov os bem casados foram substituídos por geleias de pimenta feitas pela família do noivo e foi um grande sucesso. Relembre aqui.

10.Bebidas em Consignação

Bebida também é um item que pesa bastante no valor final do seu casamento, pois todos nós sabemos que a bebida é um dos combustíveis para animar a festa. Mas corre-se o risco de comprar muito além do necessário. Lembro que no meu casamento sobraram caixas de espumante e esse valor eu poderia deslocar para a lua de mel ou simplesmente economizar. Para não desperdiçar o rico dinheirinho, muitas casas de bebida vendem bebida em consignação, eu diria que a maioria, ou seja, os noivos só pagarão o que for consumido e o item bebida para uma festa de porte médio ou grande pode ter um custo alto, mas se for em consignação os noivos podem economizar.

Independentemente se a sua decisão é economizar ou não no casamento, muitos gastos serão feitos e mesmo que o casal tenha um orçamento mais elástico, organização é fundamental na gestão financeira do planejamento do casamento, por isso no link abaixo você pode fazer o download de uma planilha de custos para o casamento e os noivos podem usá-la à vontade e adequá-la para cada estilo do casamento, pois a planilha do Noiva de Evasê está completíssima.

Planilha de Custos para o Casamento

Foto 1: Wanderley Adams | Foto 2; 3; 4; 7; 8 e 11: Case com Bliss | Foto 5 e 6: Elieber Luna | Foto 9 e 10: Diego Marcel

Deixe seu comentário

4 comentários